Atividades temáticas juninas e aula com especializada em fonoaudiologia são partes da grade curricular do Curso de Libras

Em comemoração às Festas Juninas e Julinas, o Curso de Libras em Contexto da APAE Bauru promoveu o JuniLibras. A aula temática foi realizada na terça-feira, 27 de junho, com atividades específicas para aplicar o conhecimento prático aprendido durante as aulas os relacionando com o contexto da festa junina.

Os desafios apresentados foram elaborar diálogos usando os termos da Festa Junina, explorando as vivências práticas e teóricas e aplicando no contexto da Libras, desenvolvendo os seguintes aspectos:

  • Respeitar a cultura Brasileira destacando seus aspectos sociais e culturais, e as vivências do homem no campo;
  • Promover a interação e o relacionamento interpessoal dos cursistas no processo de ensino-aprendizagem da Libras;
  • Ampliar o léxico da Língua Brasileira de Sinais por meio do ensino-aprendizagem dos termos usados na Festa Junina.

Para finalizar a atividade temática os estudantes também aproveitaram de um lanche com os comes e bebes típicos da celebração.

Atividade especializada no Curso de Libras

No mesmo dia, também foi realizada uma aula especial com a fonoaudióloga da APAE Bauru, Lívia Gannam, sobre o sistema auditivo, distúrbios da audição e da comunicação, e a fala em recém-nascidos, crianças e adultos.

Durante a atividade também foram abordados os temas sobre: diagnosticar distúrbios da audição e fala em recém-nascidos, crianças e adultos; criar e desenvolver programas e técnicas de prevenção de problemas auditivos; prevenção dos distúrbios da comunicação oral e escrita; tratar distúrbios da comunicação, deficiência auditiva, alterações da voz e fala; e os principais recursos usados no tratamento auditivo.

Com base no cronograma e grade do Curso de Libras em Contexto da APAE Bauru, a aula aplicada do sistema auditivo garante informações importantes relacionadas aos tratamentos e prevenções das Pessoas com Deficiência Auditiva, levando os cursistas a reflexões significantes para futuros atendimentos especializados.

Curso de Libras em Contexto

O curso tem como objetivo específico ensinar, orientar e informar a comunidade quanto a cultura e identidade surda, visando os atendimentos especializados  e multidisciplinares em diversos contextos e segmentos, difundindo a Língua Brasileira de Sinais.

O curso de libras em contexto é promovido pelo APCD – Ensino e Pesquisa da APAE Bauru para toda a comunidade.

Confira como foram as atividades

 

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe