Estudantes, usuários e os profissionais da APAE Bauru se unem durante o processo eleitoral interno

O tema das eleições internas foi trabalho por todos os profissionais da Assistência Social e da Escola de Educação Especial, com o objetivo de eleger um autodefensor para representar todos os estudantes e usuários da APAE Bauru.

O processo para as eleições internas ocorreu com a formação de 04 “chapas” compostas por pessoas com deficiência que manifestaram interesse em se candidatar. Cada chapa foi composta por 01 candidato a titular e 01 candidato a suplente, sendo em cada cargo um representante do sexo feminino e um do sexo masculino, assim compondo as 04 chapas.

Após essa formação, os candidatos realizaram a campanha política composta por propaganda e reuniões com todos os eleitores, ao longo de uma semana.

No dia agendado, cada participante registrou a participação ao assinarem a lista de presença, na sequência cada eleitor recebeu uma cédula para votação. No dia seguinte às eleições internas, os votos foram contabilizados pela coordenação técnica, Luci de Paula, e pelo Presidente da APAE Bauru, Roberto Franceschetti Filho.

Para concorrer ao processo das eleições internas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com 16 anos ou mais, estar matriculada e manter frequência nos programas de atendimento da APAE Bauru.

O que é o programa de Autodefensoria e Autogestão?

O programa de Autogestão e Autodefensoria é um programa com a finalidade de contribuir na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência, favorecendo o desenvolvimento do sujeito político. É proporcionar à pessoa com deficiência condições de compreender seus direitos, atuando no convívio familiar, escolar e comunitário.

O que é um Autodefensor?

Ser Autodefensor é ser a voz das demais pessoas com deficiência dentro da APAE, nos diversos espaços de participação comunitária. Para isso, é importante levar em consideração o perfil das pessoas com deficiência intelectual para compor o Programa, uma vez que é necessário que as pessoas com deficiência se reconheçam como pertencentes das ações realizadas.

E para ser Autodefensor, tenho que ter:

  • Disponibilidade para participar de reuniões do Programa de Autodefensores;
  • Ter minimamente uma significativa promoção da autonomia;
  • Compromisso pela causa da deficiência intelectual em uma perspectiva coletiva;
  • Facilidade para trabalhar em grupo;
  • Anseio pela busca de conhecimentos e de participar em espaços de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual, tais como: Conselhos Municipais, Audiências Públicas, Conferências, Seminários dentre outros.

Confira como foram as eleições internas para Autodefensor

 

Doe o valor a partir de R$5 de forma recorrente ou qualquer outro valor.

Acompanhe a APAE Bauru nas redes sociais

Facebook e Instagram

Compartilhe